BUP e Ultrarq finalistas do 6º Prêmio Saint Gobain de Arquitetura Habitat Sustentável

20/02/2019

 

A BUP em parceiria com o escritório Ultra foi finalista mais uma vez de um dos mais prestigiados concursos de arquitetura a nível nacional, o Prêmio Saint Gobain de Arquitetura Habitat Sustentável. O Complexo Multiuso Sol Nascente foi um dos 10 finalistas da modalidade projeto institucional. O complexo é um projeto de intervenção na Área de Regularização de interesse Social (AIRS) Sol Nascente, pertencente à região administrativa de Ceilândia, no Distrito Federal. 

Para transpor o conceito ao programa de necessidades, orçamento estipulado e demais condicionantes, como a de uso do solo, adotou-se a estratégia de aplicar uma malha tridimensional de cubos de 10 metros de viria a ser construída, gerando espaços aparentemente aleatórios, mas que, no entanto, estariam articulados e relacionados entre si.

 

 

A temática e escopo nascem com o intuito de propiciar o desenvolvimento econômico da comunidade, através da criação de um Centro Multiuso e uma Área Comercial. Estes devem aliar funções culturais e de serviço, buscando a criação de um complexo que possa promover a igualdade e o respeito dentro da comunidade. Estes objetivos deverão ser alcançados através do programa de necessidades bastante abrangente, tranformando os espaços destinados à construção em locais de confraternização, aprendizado e lazer.

 

 

A Prop Drones e a BUP se propuseram a testar e validar um "case" de aplicação dessa tecnologia numa área a ser revitalizada no município de Ivoti. A área está situada à beira do Rio Feitoria e fica num núcleo histórico de casas enxaimel, onde hoje existem as ruínas de uma antiga casa em estilo eclético.

 

 

O conceito e a concepção do projeto surgem a partir do estudo das formass edílicas usualmente observadas em comunidades semelhantes à Sol Nascente. É a partir desta análise que surge a premissa de promover, através da forma, dos materiais aplicados e da articulação entre espaços, maior apropriação da comunidade através do reconhecimento e semelhança de contextos familiares. Nasce, assim, a propostaformal do “caos organizado”.

O projeto apresentado é uma mera manifestaçã corpórea dos atributos e virtudes que desejamos para a comunidade da região administrativa da Ceilândia. Através da ventilação e iluminação naturais buscamos incorporar um ambiente mais saudável e harmonioso. A integração do pátio externo e os átrios internos buscam trazer uma sensação de igualdade e acolhimento e incentivar a prática de hábitos saudáveis. Os espaços de cultura e lazer devem valorizar os integrantes da comunidade e conectar os usuários de forma que todos se sintam merec dores das benfeitorias por eles proporcionados.

 

 

 

Compartilhar
Tweetar
Compartilhar
Salvar
Please reload

+55 51 999337559   |   contato@bup.net.br

All rights reserved © 2019 by BuildingUP Sustainable Solutions Co.