Como minimizar os impactos da Construção Civil

13/08/2018

Quando abrimos a empresa nós já sabíamos que nem sempre tudo ocorreria conforme o planejado na indústria da construção civil e que cada obra teria desafios específicos por uma enormidade de variáveis.

 

Alguns impactos inerentes às construções podem afetar o meio ambiente de maneira negativa, tal como a exploração indiscriminada dos recursos naturais, a modificação ou destruição da paisagem natural e a produção exacerbada de resíduos.

 

Nosso compromisso com as práticas do desenvolvimento sustentável sempre nos guiou nas soluções projetuais e insistimos em promover estas mesmas práticas durante o processo de materialização dos empreendimentos os quais nos envolvemos.

 

Considerando este panorama, sugerimos algumas soluções sustentáveis utilizando quatro “R” presentes em nossos projetos e obras.

 

 

1 – Reduzir

Reduzir a produção de resíduos através de projetos bem elaborados de forma integrativa com maior compatibilização e planilhas de cálculos precisos da quantidade de materiais a serem utilizados no empreendimento. Outra medida que pode ser adotada é um projeto de canteiro de obra que contenha uma estrutura prevendo espaços destinados à separação dos tipos resíduos inerentes à obra.

 

2 – Reutilizar

Dependendo do tipo de material, o insumo inerente à demolição ou sobras de material da obra podem ser transformados em outros materiais como agregado para concreto, pisos e etc. O material que não for utilizado pode ser vendido ou doado para outras obras, a exemplo de formas, escoras e tábuas. É essencial utilizar, primordialmente, recursos renováveis, durante a obra e, se possível e planejado em projeto, ao longo da vida útil do empreendimento.

 

3 – Reciclar

Dar preferência à materiais e produtos com origem ecológica e sustentável, como reciclados, quando estes possuírem mesma qualidade e resistência dos tradicionais.

 

4 – Repensar

Eliminar o máximo possível de resíduos que não serão utilizados na obra já em fase de projeto. Uma forma de conseguir atender esse quesito é utilizar materiais que não precisem ser processados ou manufaturados no local da obra.

Em termos gerais, ao investir na utilização de recursos duráveis que, a longo prazo, poderão exigir menos manutenção ou substituição, estamos poupando recursos naturais gerais e promovendo um futuro mais sustentável.

 

Autor: Me. Arq. e Urb. Diogo Pedro Appel Dilly

 

Compartilhar
Tweetar
Compartilhar
Salvar
Please reload

+55 51 999337559   |   contato@bup.net.br

All rights reserved © 2019 by BuildingUP Sustainable Solutions Co.