As vantagens imobiliárias da construção sustentável

Todos sabemos que a sustentabilidade é fundamental para o desenvolvimento das nossas cidades e a velocidade com que o tema tem crescido nos últimos anos nos deixa mais do que esperançosos com futuros empreendimentos e projetos mais conscientes. Em recente balanço divulgado pelo Green Building Council, (GBC), o país fechou 2013 com 829 pedidos de registro ao selo internacional sustentável Leed (sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental) e teve 126 certificações concedidas. Em relação a 2012, o número de pedidos cresceu em 27%, enquanto que a concessão dos selos aumentou em 51%.


ACROS - Emilio Ambasz & Associates - Fukoka, Japan

O Green Building Council Brasil é um conselho internacional de fomento e certificação na construção civil do qual a BUP é membro. O selo GBC é considerado o principal do mundo para empreendimentos sustentáveis, e está presente em mais de 150 países. Nesta lista o Brasil ocupa a quarta posição em número de projetos registrados.

E qual a vantagem mobiliária dessa certificação?

Quando um projeto requisita a certificação ele não está apenas dizendo que foi desenvolvido sob padrões sustentáveis, mas também está buscando valorização.

Os benefícios dos selos Leed , se dão nas esferas, econômicas, sociais e ambientais. Na primeira com diminuição dos custos operacionais, modernização do edifício e valorização do imóvel. A segunda com segurança para trabalhadores e ocupantes nos edifícios, além da conscientização dos usuários e sua saúde. Já na terceira esfera o benefício se dá com a redução do consumo de água e energia além de utilização de materiais de baixo impacto ambiental.

Segundo o GBC Brasil os imóveis sustentáveis, a partir da valorização de todas essas esferas, se valorizam em até 30% após a entrega. Isso quer dizer que além de serem mais sustentáveis para o meio ambiente e terem consumos reduzidos de água e energia, os projetos certificados são mais valorizados na hora compra!

Independente do empreendimento, seja residencial, comercial ou corporativo, o importante é que o setor está amadurecendo. Tanto o usuário como toda a cadeia do mercado imobiliário, incluindo corretores de imóveis, já conseguem identificar as vantagens das construções sustentáveis e valorizá-las.

Fonte: SolarEnergy


#sustentabilidade #construção #projeto

(WhatsApp) +55 51 3563 3267   |   contato@bup.net.br

All rights reserved © 2021 by BuildingUP Sustainable Solutions Co.