Os diferentes tipos de Parede Verde

22/05/2018

Atualmente na Arquitetura e na construção, quando mencionamos sustentabilidade logo imaginamos grandes planos verdes nas coberturas e nas fachadas dos edifícios e residências. As chamadas Paredes Verdes, que apesar de serem utilizadas principalmente como elemento decorativo para as fachadas, pode contribuir em quesitos sustentáveis.

 

As Paredes Verdes podem ser grandes responsáveis pela diminuição da absorção de calor em uma fachada, visto que a vegetação funciona como uma barreira para a incidência direta do sol em determinada parede de uma edificação. Isto pode ser muito útil para diminuir o consumo de energia elétrica, reduzindo a necessidade de um resfriamento mecânico dos cômodos e contribuindo para a redução do efeito de ilhas de calor nas grandes cidades.

 

 

Conforme a autora Luciana Arantes Rodrigues, quando falamos de Paredes Verdes, podemos dividir o termo em sistemas que se diferem a partir de cinco variáveis: sistema de fixação, estanqueidade, sistema de irrigação, tipo de planta e manutenção.

 

Ainda conforme Luciana Rodrigues, os termos são esclarecidos da seguinte maneira: 

 

Jardim Vertical (JV) é usado quando as plantas são colocadas num sistema de fixação auxiliar, concebidos, em sua maioria, afastados da parede ou com um formato autoportante, o que possibilita a utilização de diversas espécies de plantas, com raízes inseridas ao longo da superfície vertical.

 

A Fachada Verde (FV) se subdivide em sistemas de vegetação diretos e sistemas de vegetação indiretos. Nas fachadas verdes, as plantas são inseridas sobre lajes ou no solo, próximas à edificação. 

 

Para conhecer os benefícios e recomendações de plantas para implementação de cada sistema, confira o artigo de pesquisa de Luciana Arantes Rodrigues através deste link.

 

Muitos edifícios passarão nos próximos anos por retrofit e a inclusão de parede verde nos projetos, contribuirá para a redução de custos de energia do edifício, integrando novos sistemas como captação de água de chuva, o uso de águas cinza e filtros naturais com plantas.

Fonte: aU

 

Compartilhar
Tweetar
Compartilhar
Salvar
Please reload

+55 51 999337559   |   contato@bup.net.br

All rights reserved © 2020 by BuildingUP Sustainable Solutions Co.