#ComoFunciona Sistema de Telhado Verde

 

O telhado verde é um sistema amplamente utilizado na arquitetura sustentável atual. Mesmo ganhando relevância recentemente em grandes projetos ao redor do mundo, a técnica de colocar vegetação nas coberturas das edificações é uma prática milenar, sendo seu possível primeiro registro o Jardim Suspenso da Babilônia, uma das 7 maravilhas do mundo antigo.

 

O sistema pode ser dividido, principalmente, entre "intensivo" e "extensivo". O primeiro possui maior camada de substrato e capacidade para vegetação mais robusta, entretanto, apresenta maior carga nas estruturas e tende a consumir uma quantidade maior de recursos hídricos. O segundo é mais versátil tendo custo de implantação mais baixo, requerendo menos manutenção e gerando menor interferência estrutural. Contudo, o sistema extensivo é, geralmente, implantado em construções menores, enquanto o sistema intensivo é o preferido para obras de maior porte.

 

Vernacularmente, a utilização do sistema de coberturas vegetadas estava atrelado ao conforto térmico dentro das edificações. Hoje em dia, além dos benefícios de solução estética, podemos elencar outras características benéficas do sistema de telhado verde:

 

  • maior controle do escoamento das águas pluviais;

  • mitigação do efeito de ilhas-de-calor;

  • melhora estética predial;

  • melhora ambiental na macro e micro escala;

  • criação de possíveis micro ecossistemas;

  • diminuição do consumo energético da edificação;

  • maior isolamento térmico;

  • maior isolamento acústico;

  • aumento de área útil sem aumentar a área construída.

 

Com tantos benefícios era de se esperar que o sistema de telhado verde não sofresse tanto preconceito no Brasil. Entretanto, isso se deve, principalmente, por dois motivos - a falta de mão de obra qualificada para a implantação do sistema e correta aplicação da camada de impermeabilização e a difamação da tecnologia por parte daqueles que não conhecem ou não conseguem projetar e / ou implantar o sistema corretamente.

 

Uma das nossas missões aqui na BUP Engenharia e Arquitetura é desmistificar e implantar soluções sustentáveis que, se corretamente aplicadas, podem contribuir de forma bastante positiva com a qualidade do projeto melhorando a construção e aprimorando a experiência do usuário ao longo da vida útil da edificação.

 

O telhado verde é uma tecnologia passiva que pode mudar a forma de projetar, construir e usufruir, trazendo vários aspectos de sustentabilidade para vida dos seus usuários.

 

Veja alguns dos nossos projetos que contam com telhados verdes clicando aqui.

 

Algumas fotos das etapas citadas acima, executadas pela BUP, na Residência CB, em 2014, em Ivoti - RS, nosso primeiro projeto com o telhado verde extensivo laminar modular da cidade:

 

 

 

 

  

 

 

 

Compartilhar
Tweetar
Compartilhar
Salvar
Please reload

+55 51 999337559   |   contato@bup.net.br

All rights reserved © 2019 by BuildingUP Sustainable Solutions Co.