
HIMMEL GARTEN
Himmel Garten é um projeto de rearquitetura com o propósito de recuperar um antigo casarão do final da década de 1920 abandonado e em ruínas, dentro do maior Núcleo de Casas Enxaimel do Brasil, o “Buraco do Diabo” ou, do alemão dialeto, “Taufesloch”. Este local possui grande importância histórica e cultural para a cidade de Ivoti e região. Seguindo o mesmo contexto, o nome do projeto significa “Jardim do Céu” em alemão, em contra-ponto ao nome popular da localidade: “Buraco do Diabo”.
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
A edificação original foi construída em 1927 com o propósito de servir como residência e posto comercial. Na época, a casa era um importante ponto de encontro e abastecimento regional e mais tarde, a construção tornou-se o Banco Schneider. Em meados da década de 50 foi construído um anexo ao sul, devido às necessidades de ampliação. Atualmente a edificação é encontrada em situação de abandono e avançado estado de deterioração.
Tipologia: Comercial - Biergarten
Ano de Projeto: 2017
Área de Projeto: 436m²
Local: Teufelsloch - Ivoti, RS
Status: Projeto Concurso
Destaques de sustentabilidade:



FUNDAÇÃO EXISTENTE
A fundação existente serve de base para a planta do projeto. Por estar posicionada ao lado do Arroio Feitoria e dentro da sua área de proteção, a construção não poderia tomar uma área maior que a já existente.

CASARÃO ANTIGO
O casarão surge como a principal volumetria do conjunto e tem grande destaque também pela sua fachada adornada em estilo eclético. As paredes serão preservadas em três fachadas e seu estilo de ruína será mantido, tendo que o trabalho de restauro se dará para estagnar o processo de deterioração da edificação.

COMPOSIÇÃO DA VOLUMETRIA
Quatro novos volumes surgem para compor a volumetria. O volume 1 surge da própria casca do casarão e abrigará um grande salão com pé direito duplo. O segundo volume é uma lâmina vertical que abriga as funções de circulação vertical. Os dois outros volumes surgem na mesma proporção. O primeiro, sobre a fundação existente, abriga áreas molhadas e de serviço. O segundo se encontra deslocado ao norte do casarão existente e abriga um segundo salão. Ambos volumes possuem telhados verdes que se conectam através de uma passarela metálica autoportante.
SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS APLICADAS:
- Placas fotovoltáicas
- Aquecimento de Água
- Deck em WPC (Wood Plastic Composite)
- Sistema de Composteira para horta orgânica
- Bicicletário comunitário
- Vegetação de drenagem
- Pavimentação drenante
- Telhado Verde em sistema extensivo
- Ventilação cruzada natural e exaustão de calor
- Vidros Low-E
- Reutilização de materiais originais
- Iluminação 100% LED
- Tratamento de águas negras com Bacias de
Evapotranspiração com vegetação
- Brises solares móveis



